
A Bancada do Sul na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) vai apresentar uma moção ao governo federal, solicitando uma solução urgente para os problemas no trecho da BR-101 conhecido como Morro dos Cavalos, localizado em Palhoça, na Grande Florianópolis. A moção, que os parlamentares votarão durante a sessão plenária desta quarta-feira (09/04), também pede uma audiência com o presidente da República e o ministro dos Transportes para discutir o tema.
Os parlamentares elaboraram o documento após uma reunião extraordinária da Bancada do Sul, realizada na tarde de terça-feira (08/04), na Presidência da Alesc. Durante o encontro, os parlamentares ressaltaram a gravidade do acidente ocorrido no último domingo (6), quando um caminhão carregado com etanol tombou e pegou fogo, deixando cinco pessoas feridas e incendiando mais de 20 veículos. O acidente evidencia, mais uma vez, a periculosidade do local, que há anos aguarda a construção de um túnel.
O presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), que também é membro da Bancada do Sul, enfatizou a urgência do problema. “Desde minha posse como presidente, venho alertando que a infraestrutura de Santa Catarina é um dos maiores desafios do estado. O escoamento da produção será prejudicado e, além disso, a vida das pessoas estará em risco se não tomarmos providências”, afirmou. “Diante deste grave acidente, decidimos apresentar esta moção e pedir uma audiência com o presidente da República para expor a situação”, completou o parlamentar.
O deputado Tiago Zilli (MDB), coordenador da Bancada do Sul, também fez questão de destacar a recorrência dos incidentes na região. “Todos sentiram na pele o que aconteceu no domingo, e este não foi o primeiro acidente. A solução é necessária por uma questão de segurança e de infraestrutura. Não podemos permitir que o estado seja interrompido sempre que um problema ocorre nesse trecho”, ressaltou Zilli.
De acordo com Zilli, o Fórum Parlamentar Catarinense, composto pelos deputados federais e senadores do estado, também convidará os membros para participar das audiências. O principal objetivo é buscar uma solução definitiva para as frequentes interdições no local, que afetam uma das rodovias mais importantes de Santa Catarina.
Embora a construção do túnel seja apontada como a solução mais eficaz, alternativas também estão sendo consideradas. “A comunidade indígena local apoia a construção do túnel, que já tem licença ambiental e projeto aprovado. Precisamos remover os obstáculos para concretizar essa solução, pois Santa Catarina não pode esperar mais”, disse Zilli.
A mobilização da Alesc em favor de uma solução para o Morro dos Cavalos não é uma novidade. Tanto a Bancada do Sul quanto a Bancada da Grande Florianópolis já trataram do assunto em diversas ocasiões, e a construção do túnel continua sendo uma prioridade nas agendas legislativas.
Retrospecto
Os acidentes e outros incidentes no Morro dos Cavalos são frequentes. Este é o único trecho da BR-101 que ainda não duplicaram, e as melhorias na área são escassas. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) propôs a construção de um túnel duplo, mas nunca iniciaram o projeto, apesar de já terem concedido a licença ambiental de instalação em 2018.
Além dos acidentes graves, o trecho também é palco de quedas de barreira. Em abril de 2024, pedras e árvores caíram na pista, bloqueando ambos os sentidos da rodovia por mais de 50 horas. Em dezembro de 2022, um deslizamento de terra também interrompeu totalmente o tráfego por várias horas.