A construção da nova ponte da Lagoa da Conceição, orçada em R$ 53 milhões, foi retomada nesta sexta-feira (11/8) após a terceira paralisação pela Justiça Federal. A disputa judicial havia ocorrido por parte do MPF contra a prefeitura, considerando que não havia licenciamento ambiental completo; depois de 2 semanas de embargo o TRF4 decidiu que a obra pode continuar.
Agora, há duas frentes de trabalho ativas no Centrinho. O estaqueamento em madeira para a sustentação temporária da estrutura e o muro de concreto para a contenção do aterro em rocha estão em andamento. Antes da última interrupção, parte do aterro em rocha já estava concluída.
Segundo a prefeitura de Florianópolis, a nova ponte beneficiará a mobilidade, com ciclovia e calçadas ampliadas, além de melhorar a oxigenação entre as lagoas, isso porque o maior vão livre da estrutura poderá significar um fluxo de corrente maior entre as partes Sul e Norte da laguna, além de permitir que embarcações maiores atravessem sob.
Futuro binário e vagas
Ainda na Lagoa da Conceição, mais à frente, está em construção o futuro binário, que terá uma rua paralela à Avenida das Rendeiras. As obras para implantação do binário da Lagoa iniciaram em maio pela abertura da nova via, de aproximadamente 900 metros, entre a Rua Mandala e a estrada geral da Joaquina. O pavimento será substituído por paver até a entrada da nova via, e ainda serão implementadas 130 vagas de estacionamento no lado esquerdo (onde nas Rendeiras ficam os restaurantes).