A Defesa Civil emitiu um alerta nesta quinta-feira (13/7) para a ocorrência de ventos intensos em todo o estado de Santa Catarina por causa da passagem de ciclone extratropical, o segundo em uma semana no Sul do país.
Os ventos estão previstos para se intensificarem durante o dia, especialmente nas áreas mais ao leste do estado, no período entre o final da manhã e a tarde. Espera-se que o vento médio sopre entre 20 e 40 km/h nas áreas sinalizadas em amarelo no mapa divulgado pela Defesa Civil, com rajadas que podem atingir entre 60 e 80 km/h.
Já nas áreas destacadas em laranja, o vento médio pode alcançar os 50 km/h, com rajadas que pontualmente ultrapassam a marca dos 100 km/h ao longo do dia. Nas regiões demarcadas em vermelho, os ventos podem ser ainda mais intensos, com rajadas que, em alguns pontos, podem chegar ou até mesmo exceder a velocidade de 120 km/h.
Durante a semana a passagem do ciclone provocou fortes chuvas no Meio-Oeste catarinense, com alagamento de municípios, interdição de estradas e quedas de muitas árvores, por causa dos vendavais. De acordo com balanço do Corpo de Bombeiros na manhã dessa quinta, não houve registro de pessoas feridas.