A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu dois avisos meteorológicos nas últimas horas, sobre possíveis vendavais e ressaca em grande parte do litoral.
Segundo o prognóstico, nesta quinta-feira (22/9) ocorre a formação de um ciclone no oceano na altura no Rio Grande do Sul, que intensifica os ventos em Santa Catarina, que terão velocidade média entre 15 e 30 km/h e rajadas entre 50 e 80 km/h, podendo ficar mais fortes nas partes mais altas de SC.
Na sexta-feira (23), um sistema de alta pressão atmosférica avança por SC, a partir do Extremo Oeste, mantendo as fortes rajadas de vento, especialmente entre o Meio-Oeste e os planaltos. O risco para ocorrências associadas aos ventos fortes, como destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica é baixo nas áreas em verde e moderado nas áreas em amarelo do mapa (imagem).
Ainda segundo da Defesa Civil, esse ciclone também vai significar uma ressaca em cerca de 60% do litoral catarinense, da região Sul até acima da Grande Florianópolis, a partir da noite desta quarta-feira (22).
Ondas de sul próximas à costa chegarão à altura entre 1,5 e 2,0m e picos de 3,0m no Litoral Sul e no sul da Grande Florianópolis. Nas áreas em amarelo do mapa, o risco é moderado para ocorrências associadas a estas condições.
PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (23)
A previsão do tempo para todo o estado para esta sexta-feira (23) é de atuação de sistema de alta pressão que se estabelece sobre o Sul do Brasil, deixando o dia com tempo firme e predomínio do sol em todas as regiões de Santa Catarina. Entre a manhã e tarde, os ventos sopram de sudoeste com intensidade fraca a moderada, mas as rajadas ainda oscilam entre 50 km/h e 65 km/h em áreas do Meio-Oeste ao litoral.