Dançamos da Copa
E o que parecia ser fácil virou uma desgraça que terminou em tragédia. Fomos eliminados da Copa do Mundo por uma Croácia até então capenga e sombria. Só que diante da nossa seleção, os croatas cresceram e dominaram a maior parte do primeiro tempo. Foi uma despedida desastrosa do técnico Tite e outro fracasso da era Neymar. O que se viu nesse jogo foram uma série de decisões erradas do treinador, baixo rendimentos de rapazes convocados, sem falar na sentida falta de um bom goleiro pegador de penalidades. Porque Alisson nem o canto das cobranças acertou. Desse grupo, apenas o bom e velho Casimiro se salva, ele fez o que pode. Por fim, na decisão por pênaltis dançamos. Mas, não foi aquelas dancinhas festivas e criativas que viralizaram nas redes. Dançamos da Copa.
Coisas do futebol
Ao lado de Wilson, ele foi o jogador que gerou muita expectativa no torcedor alvinegro. Titular absoluto nessa temporada, Oberdan, o camisa 8 do Figueirense está deixando o clube alvinegro pra ir desfilar o seu bom futebol na Coreia do Sul. A notícia já foi divulgada pelo departamento de comunicação do clube. Com bons jogos acumulados na equipe alvinegra, o volante foi uma das raras peças importante na temporada, principalmente no estadual e nos dois clássicos. Oberdan irá defender a camisa do Pohang Steeles. Coisas do futebol.
A grande surpresa
Se existe uma seleção que virou a sensação e a grande surpresa desta Copa do Mundo no Catar, é sem sombras de duvidas a seleção do Marrocos. Uma seleção africana que conseguiu ir até as quartas de final pela primeira vez em sua trajetória. Pra isso, basta lembrar que o Marrocos bateu a Bélgica na primeira fase, a Espanha nas oitavas e Portugal nas quartas de final. Três das principais seleções europeias. Um problema de vestiário foi resolvido antes de irem pro Catar. A federação marroquina trocou o treinador bósnio Vahid que não escalava o principal jogador, Ziyech, pelo atual treinador Walid, que convocou o craque e restaurou o bom clima no vestiário.
Despejado de sua mansão
Ele é rico, bem sucedido e é amado por todo o povo brasileiro. Ele foi o último capitão da nossa seleção a levantar a taça de campeão mundial. Mesmo estando ainda no Catar como convidado especial na Copa do Mundo no Catar, o capitão Cafu teve um pedido inesperado essa semana. Segundo informações de Rogério Gentile do UOL, o ex-lateral da seleção brasileira teve pedido de despejo de sua mansão de 526 metros, aonde mora, em um condomínio de luxo em Barueri-SP. Até a polícia foi acionada caso tivesse alguma resistência de vizinhos. Tudo por conta de um empréstimo de 1 milhão ao ex-jogador que não conseguiu quitar a dívida.
A Argentina mostrou
Como diria o meu querido amigo e leitor Tadeu Adada, da Pinheira: Há males que vem para o bem. Digo isso depois de ver a seleção argentina sob a batuta de Messi amassar a Croácia. Quero até agradecer ao Tite pela entregada do jogo para a seleção croata, já imaginaram se fosse o Brasil, levaríamos mais um chocolate de los hermanos, talvez não aquele trágico 7 a 1. A Argentina mostrou para a nossa fraca seleção como se joga contra uma seleção mediana. Espero que os comandados de Tite tenham aprendido, e que Tite vá pra qualquer clube do fim do mundo.
Muita criancice
Por várias vezes escrevi aqui neste nobre espaço que a nossa seleção precisava fazer amistosos contra seleções da Europa antes de irem para o Catar. E foi o que aconteceu nesta Copa do Mundo. No primeiro confronto contra uma seleção europeia despencamos. E isso porque a Croácia esta longe de ser uma das melhores do velho mundo. No jogo da despedida do Catar o que se viu foi um bando de jogadores sem comprometimento, uma imaturidade tremenda e com um técnico que não passava confiança nenhuma. Não dá para aceitar tomar um gol daquele nos minutos finais de uma prorrogação. É muita criancice.
Bem me quer, mal me quer
- Sob os aspectos de organização, segurança, tranquilidade e conforto essa Copa do Mundo no Catar está sendo show de bola. Porém, tecnicamente está deixando muito a desejar. Pra mim, três jogos me agradaram. Alemanha e Espanha, Holanda e Argentina e Inglaterra e França. O restante foram jogos muito fracos.
- Que jogador fantástico esse Lionel Messi. Contra a Croácia ele pintou e bordou pra cima da defesa croata que estavam atordoados com os seus elásticos. O “gringo” chamou os seus adversários para dançarem um tango. Até parecia que ele havia incorporado o nosso Mané Garrincha.
- Se teve um jogador que honrou a camisa do Avaí nesta temporada é Bruno Silva. O volante enquanto esteve no clube totalizou 241 jogos e conquistou três títulos: 2009, 2012 e 2021. Mesmo assim o leão avisou ao próprio jogador o fim do seu ciclo no clube.
- O Atlético Catarinense, o caçula do Catarinão 2023, vai tomando forma de um time brigador para a próxima temporada. Os goleiros Jonathan, que era do Guarani de Palhoça, o zagueiro Felipe Santana, os volantes Paulinho e Berg. Ao todo são 14 jogadores que já trabalham com o técnico Arilson Costa.
- No Figueirense novas contratações estão acontecendo. O grupo atual já teve uma primeira conversa com o novo treinador Cristóvão Borges e os primeiros exames físicos para começar a temporada 2023 visando o título estadual e a série B do brasileiro.
- O Avaí poderá ter uma boa notícia quando o assunto é dinheiro. O lateral Guga, cria do Avaí, está se transferindo do Atlético-MG para o Fluminense. O clube da Ressacada detém 70% dos 25% dos direitos. O clube poderá receber algo em torno de R$ 1.4 milhões.
Cartão rosa/vermelho
Cartão rosa para o Festival Bela Palhoça, que esta na sua 3ª edição sob o comando do empresário Philippe dos Anjos, da PDA Esportes. Será um belo festival recheado de atividade física e muita diversão neste próximo sábado (17), nas areias das praias da Pinheira e Ponta do Papagaio. Competição de natação, corrida ao pôr do sol e outras atividades irão fazer você se movimentar. Vá, confira e participe.
Cartão vermelho para mais uma decepcionante participação de nossa seleção numa Copa do Mundo apresentando um fraco futebol e principalmente para o técnico Tite que assim que terminou o jogo enquanto os nossos jogadores se lamentavam e choravam em campo o treinador abandonou o campo sem hesitar numa atitude covarde. Isso é inaceitável para um comandante, um líder, depois de uma derrota como aquela e o cara abandonar o gramado.
Pensamento do Bambi
A seleção brasileira é uma seleção sem vícios. Por lá eles não bem, não fumam e também não jogam.