SÃO JOSÉ
A Prefeitura de São José divulgou o calendário da próxima semana (24 a 28/5) da imunização contra a Influenza para os idosos acima de 64 anos. A aplicação da vacina contra gripe nos idosos será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
A vacina da gripe deve ser administrada no intervalo mínimo de 15 dias após a vacinação contra a Covid-19. Por esse motivo, e para evitar aglomerações, a Secretaria de Saúde elaborou um cronograma de vacinação por faixa etária que é divulgado semanalmente.
Vale lembrar que a Secretaria de Saúde segue vacinando as gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos, profissionais da saúde e professores.
As UBSs funcionam das 7h às 17h, com exceção da UBS Serraria, Forquilhinha e Bela Vista que o atendimento acontece até às19h. Já a Policlínica de Campinas funciona até às 22h.
Os documentos necessários são carteira de identidade e comprovante de residência, que pode ser o cartão do SUS. No caso dos professores é importante levar a comprovação de vínculo empregatício.
A vacina da gripe deve ser administrada no intervalo mínimo de 15 dias após a vacinação contra a Covid-19 – PMSJ/Divulgação/CSC;
Calendário de imunização em SJ:
Segunda-feira (24/5) – Maiores de 68 anos
Terça-feira (25/5) – Maiores de 67 anos
Quarta feira (26/5) – Maiores de 66 anos
Quinta-feira (27/5) – Maiores de 65 anos
Sexta-feira (28/5) – Maiores de 64 anos
FLORIANÓPOLIS
A Prefeitura de Florianópolis informou o cronograma de vacinação contra influenza e grupos que poderão receber a imunização nesta sexta-feira (21/5). A imunização ocorrerá nos Centros de Saúde e também em pontos fixos. O público vacinado será de pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses até menores de 6 anos, gestantes e puérperas.
Ponto fixo Floripa Shopping – 9h às 16h
– Público: pessoas de 60 anos ou mais.
– Documentos: Será obrigatória apresentação de documento com foto para comprovar idade de 60 anos ou mais.
Centros de Saúde – 8h às 17h
– Público: Trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).
– Documentos: Trabalhadores da saúde devem apresentar documento com foto e comprovante de vínculo empregatício com estabelecimento de saúde ou carteira profissional de inscrição no órgão de classe. Para vacinação de crianças, é necessário apresentar apenas documento de identificação. Para as gestantes, carteira de pré-natal e documento com foto. No caso das puérperas, carteira de pré-natal ou certidão de nascimento do bebê e documento com foto da mãe.
Nos centros de saúde, além da vacinação por livre demanda, também é possível realizar agendamento diretamente com os Centros de Saúde pelo WhatsApp, acessando este link. As pessoas com dificuldade de locomoção que estejam incluídas nos grupos prioritários para vacinação da influenza devem entrar em contato com a sua equipe e solicitar a vacinação domiciliar.
A vacinação contra a influenza permite prevenir complicações decorrentes da doença, óbitos e sobrecarga sobre os serviços de saúde, além de reduzir sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.