A Casan emitiu comunicado nesse domingo (13/10) informando que dois geradores que atuam na captação emergencial de água no Rio Cubatão queimaram durante a tarde de sábado e a madrugada. A falha, segundo a companhia, ocorreu devido às altas temperaturas e ao uso permanente.
Os equipamentos foram instalados em julho para alimentar três bombas na unidade de captação do Rio Cubatão e auxiliam na redução dos problemas de abastecimento na Grande Florianópolis durante o prolongado período de estiagem. A instalação emergencial aumentou a captação em 360 litros por segundo e é um dos sistemas que “segura” o impacto da falta de água em todos os bairros.
Segundo a Casan, os dois equipamentos estão sendo substituídos ao longo desse domingo, mas a operação de conserto exige desligamento parcial do Sistema e vai já prejudica mais o abastecimento da Região Metropolitana de Florianópolis.
No comunicado, a companhia pede que a população de toda a Grande Florianópolis se limite ao uso essencial de água, também porque o Rio Vargem do Braço (ou Pilões), o principal que abastece a região, está cada vez mais raso. Neste domingo está sendo utilizada apenas 30% da capacidade habitual de captação no Vargem do Braço, a menor já registrada até hoje pela companhia.