Covid-19: infectologistas defendem volta das máscaras e mais vacinação

    A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) defendeu, na sexta-feira (11), o incremento da vacinação, a volta do uso de máscaras e outras medidas para evitar que o cenário atual de alta nos casos de covid-19 traga um possível aumento de internações, superlotação nos hospitais e mais mortes no futuro.

    A entidade divulgou nota técnica de alerta, elaborada por seu Comitê Científico de Covid-19 e Infecções Respiratórias e assinada pelo presidente da SBI, Alberto Chebabo. A SBI alerta que o cenário é decorrente da subvariante Ômicron BQ.1, que tem casos confirmados em SC, entre outras variantes.

    O primeiro ponto levantado pela sociedade científica é que é preciso incrementar as taxas de vacinação contra a covid-19, principalmente nas diferentes doses de reforço. A SBI avalia que as coberturas se encontram, todas, em níveis ainda insatisfatórios nos públicos-alvo.

    Publicidade

    Em Santa Catarina as taxas de cobertura vacinal contra o coronavírus estão em 54% para terceira dose em pessoas a partir de 12 anos e apenas 52% de crianças de 5 a 11 anos vacinadas ao menos uma vez.

    Os infectologistas recomendam também garantir a aquisição de doses suficientes de vacina para imunizar todas as crianças de 6 meses a 5 anos de idade, independente da presença de comorbidades.

    Publicidade
    FONTEAgência Brasil
    COMPARTILHAR