Cooperação alemã para mobilidade na RMF

    dezenas de carros parados em fila no trânsito
    A Via Expressa é um dos principais corredores de trânsito da RMF - Foto: Lucas Cervenka/CSC

    Um curso internacional sobre mobilidade urbana sustentável vai reunir profissionais do mundo todo em Leipzig, na Alemanha, na semana que vem. Entre eles, o diretor técnico da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf), Célio Sztoltz, um dos três representantes brasileiros , único de Santa Catarina, cujas despesas serão pagas pela organização do curso.

    A expectativa da Suderf é buscar parcerias e trazer novos conhecimentos para compartilhar com as Prefeituras da região, a fim implementar soluções de mobilidade urbana adequadas ao contexto socioeconômico e urbano da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF).

    A participação da Suderf foi facilitada devido ao Memorando de Entendimento que a autarquia possui com a Agência Alemã de Cooperação Internacional GIZ. O memorando faz parte do projeto Eficiência Energética na Mobilidade Urbana (EEMU), executado pelo Ministério das Cidades em conjunto com a GIZ no Brasil. Essa cooperação tem como objetivos, entre outros, promover a integração do transporte coletivo na região e aprimorar os conhecimentos técnicos para viabilizar a operação de uma frota de ônibus menos poluente e de maior conforto na RMF, cujos critérios estarão no edital do transporte integrado metropolitano.

    Publicidade

    O curso é organizado e financiado pela Cidade de Leipzig, Universidade Técnica de Dresden, Transformative Urban Mobility Initiative e EcoMobility Alliance, e acontece entre 5 e 11 de agosto.

    Publicidade
    COMPARTILHAR