Com 23 mil metros quadrados de área construída e inauguração prevista para o segundo semestre deste ano, a Arena Petry começou a promover visitas guiadas à obra. A versatilidade do empreendimento tem chamado a atenção de parceiros e lideranças do trade de eventos. “Para o nosso setor é importante ter opções e essa estrutura oferece suporte para eventos de diversos tamanhos, desde uma simples reunião empresarial até um mega show internacional”, disse Jane Balbinotti, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos de Santa Catarina (ABEOC/SC), que esteve no espaço.
A estratégia de receber representantes do trade de turismo e eventos faz parte da etapa de pré-inaugurarão do empreendimento, que será o maior centro de eventos multiuso do Sul do País, com capacidade para até 17 mil pessoas. Quem for ao passeio poderá conhecer os quatro pavimentos da edificação, que podem ser divididos em mais de 20 ambientes individuais, tornando possível a realização de eventos simultâneos.
Para o presidente do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, Humberto Freccia, o que mais chama a atenção na construção é o design e o planejamento estratégico da logística operacional. “Todos os ambientes são espaçosos e o ângulo de visibilidade do palco é fantástico em qualquer ponto que você estiver”, comentou durante sua visita. “Os espaços externos também, as entradas e saídas de fácil acesso, tudo foi pensado para atender com conforto e velocidade as pessoas que trabalharem e as que desfrutarem dos eventos aqui”.
A estrutura, que vem sendo planejada há cerca de dez anos, foi projetada para que a organização de um evento não interfira ou atrapalhe o outro. “São espaços que podem ser acessados individualmente, com climatização própria inteligente e divisórias acústicas que isolam o som, para cada ambiente ter uma experiência única”, explica o arquiteto Luiz Octávio. “Mas quando tivermos shows e grandes eventos todos esses espaços podem ser integrados e se transformar em uma grande Arena, por isso o nome”.
Palco é o maior indoor do Brasil
Além destes espaços, o destaque da obra é o palco de 540 m², considerado maior palco indoor do Brasil, com 24 metros de boca de cena e estrutura de teto que suporta até 27 toneladas de equipamentos, preparado para receber espetáculos internacionais, como Cirque du Soleil ou musicais da Broadway.
A equipe de produção e eventos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil também visitou o empreendimento e apresentou aos diretores quais especificidades o palco deverá ter para receber espetáculos do grupo. “Para o balé clássico e em nossos espetáculos precisamos de uma caixa cênica com muitas varas, por exemplo, por causa da quantidade de cenários e efeitos especiais que aparecem durante o show”, exemplificou Rafaela Nassri, integrante da equipe do Bolshoi.