Consórcio de prefeituras faz pedido de compra de 15 milhões de doses de vacinas

O Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) oficializou na terça-feira (30/3) a intenção de compra de 15 milhões de doses da vacina Sinovac da farmacêutica chinesa Sinopharm Biotech, que também produz a Coronavac. Com isso, o Conectar entra na fila de negociação direta para a compra. A embaixada chinesa no Brasil também foi contatada para auxiliar na interlocução, através do embaixador Yang Wanming.

“O propósito agora é fortalecer o Plano Nacional de Imunização. Trazer mais doses para a distribuição no Brasil e encurtar tempo para imunização de novos grupos prioritários”, disse o presidente do Conectar, Gean Loureiro (DEM), prefeito de Florianópolis, que assinou a carta de intenção de compra. O consórcio é formado por 2.598 municípios, que representam 150 milhões de brasileiros.

Na carta, o consórcio de prefeituras explica que o financiamento para a compra de vacinas pode vir de repasses de verbas federais, doações de instituições nacionais e internacionais, além de recursos próprios dos municípios.

Publicidade

Na cerimônia de posse nesta terça, o consórcio recebeu o compromisso de doação de R$ 4 milhões da Natura & Co América Latina que podem ser utilizados para a compra das vacinas contra a Covid-19 ou de insumos de saúde necessários ao enfrentamento da pandemia.

Também já há tratativas diplomáticas do consórcio com os EUA para sensibilizar o país norte-americano em relação ao cenário da pandemia da covid-19 no Brasil. Entre as propostas colocadas pelo consórcio à embaixada americana está a possibilidade de o país fazer um empréstimo ao Brasil de doses da vacina da AstraZeneca, que estão estocadas nos EUA. Assim como ajudar na intermediação com os laboratórios Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson.

Nesta quinta-feira (1/4), o grupo deve se reunir com o presidente do senado, Rodrigo Pacheco, para discutir a proposta.

Sinovac

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o laboratório Sinopharm apresentou dados que mostram que a vacina Sinovac tem eficácia global de 79% contra a Covid.

Publicidade
COMPARTILHAR