Ao menos quatro trechos do Contorno Viário da Grande Florianópolis não ficarão prontos no final desse ano. O novo cronograma consta em relatório de andamento da obra divulgado nesta quarta-feira (18/10) pela ANTT, que confirma o atraso e conclusão do anel viário somente no ano que vem.
Os trechos são em Palhoça: os entroncamentos com a as BR-101 e 282, o túnel 4 e de 5 km de pista. Segundo o relatório da agência, a nova previsão de conclusão é para fevereiro de 2024. Outros 14 segmentos serão concluídos em dezembro de 2023.
Atualmente cerca de 85% da obra está concluída, restando esse trecho de 15% no sul de Palhoça para conclusão do anel viário. O novo atraso ocorre no trecho que teve conflitos ao longo do ano entre a concessionária da BR-101 Norte em SC, a Arteris, e a empreiteira Azevedo & Travassos. Após rescisão de contrato, foram dois meses em que a obra ficou parada, aproximadamente o tempo adicional que será necessário para a conclusão.
Já havia sido indicado pelo diretor da ANTT que o contorno da Grande Florianópolis não teria mais uma vez seu prazo cumprido e que em dezembro a inauguração seria parcial. Hoje são 12 acumulados de atraso conforme o contrato inicial com a concessionária Arteris.
O custo da obra é pago pelos usuários nas cinco praças de pedágio entre Palhoça e Curitiba. Segundo a concessionária, já foram R$ 3,7 bilhões gastos na obra. Com o novo atraso da maior obra rodoviária do país, caberão penalidades contra a concessionária.