O lanche escolar não é apenas um lanche, é uma refeição diária que o seu filho leva para a escola todos os dias. Por esse motivo deve-se se atentar para a qualidade nutricional dos alimentos que são enviados na lancheira.
Alimentos muito ricos em açúcar, gorduras e carboidratos refinados como bolachas recheadas, achocolatados de caixinha, sucos de caixinha industrializado, refrigerantes, salgados fritos e de pacotes tem um valor nutricional muito baixo. Além disso reduzem o rendimento escolar, contribuindo ainda para desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, sobrepeso e obesidade.
O que enviar na lancheira?
O ideal é que o lanche seja composto por: 1 fruta ou legume + carboidrato + proteína + água.
Frutas: opte sempre pelas frutas que são fáceis de descascar ou podem ser consumidas com a casca (como uva e banana) ou, então, prepare uma salada de frutas e já deixe-a pronta na lancheira.
Legumes: tirinhas de pepino e/ou de cenoura, assim como tomates cereja, podem ser uma excelente opção de lanche para as crianças.
Carboidrato: escolha os naturais (como batata e/ou tapioca) ou integrais. Prefira os alimentos preparados em casa, como cookies, bolinhos, salgados caseiros (coxinha com massa de batata doce), pãozinho… Porém se precisar recorrer aos industrializados prefira os pães, bolos e biscoitos integrais, de arroz ou milho.
Proteína: aposte no leite e seus derivados (iogurte, queijo branco, ricota, requeijão), patês caseiros de frango, atum ou ovo.
Água: Incentivar o consumo de água é essencial, por isso você pode comprar uma garrafinha “divertida”, para criança a beber água e se manter sempre hidratada.
Dicas de combinações de lanche para a semana:
Sanduiche de pão integral com patê de frango + morango + água
Cookies caseiro + melão + água
Biscoito de polvilho + kiwi + iogurte
Crepioca + uva + água
Cupacake de cenoura + palitos de pepino + suco de laranja
Cuidar da alimentação do seu filho, também é um ato de amor.