Comissão da Alesc avalia desestatização de portos de Imbituba e São Francisco do Sul

    Porto de São Francisco do Sul - retomada econômica sc
    Porto de São Francisco do Sul - SCPar/Divulgação

    Os deputados Romildo Titon (MDB) e Marcos Vieira (PSDB) foram indicados, na tarde desta terça-feira (28), pela Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa, para integrarem a Comissão Mista, proposta pelo deputado Volnei Weber (MDB), que vai apreciar e analisar o processo de estudos para a desestatização dos portos de Imbituba e de São Francisco do Sul. O colegiado terá 60 dias, renováveis por mais 60 dias, para acompanhar os estudos.

    A meta, de acordo com Weber, é assegurar que a Alesc possa representar o setor e dialogar com o governo do Estado. “Há uma insegurança geral por causa de notícias sobre a privatização dos portos catarinenses. Queremos saber qual é a ideia, qual é a proposta, como isso será conduzido”.

    Ele cita, por exemplo, que em 2020 o porto de São Francisco do Sul teve um aumento de 41,92% no faturamento em relação a 2019. Fechou o ano com mais de R$ 100 milhões em caixa e também teve um crescimento de 5,8% na movimentação de carga, com destaque para a soja. Já o porto de Imbituba registrou um lucro líquido, em 2020, de R$ 10 milhões. A instalação e a eleição do presidente, vice-presidente e relator da Comissão Mista devem ocorrer ainda em outubro, em data e horário ainda a serem confirmados.

    Publicidade
    COMPARTILHAR