O presidente da Autarquia de Melhoramentos da Capital Comcap, Lucas Arruda, informa que a coleta seletiva domiciliar será retomada de forma gradativa em Florianópolis. Desde 19 de março, por medida de enfrentamento à pandemia de Covid-19, foi mantida na Capital apenas a modalidade de entrega voluntária de recicláveis em Ecopontos e PEVs de Vidro.
Nesta terça (28) começou a ser feita a coleta seletiva domiciliar noturna no triângulo central da cidade, compreendido entre as avenidas Mauro Ramos, Gustavo Richard e Beira Mar Norte. De domingo a sexta-feira, a partir das 19h, usuários desta região central devem dispor os resíduos recicláveis (embalagens de vidro, metal e plástico e papel) em sacos claros para a coleta seletiva da Comcap. Papelão deve ser enfardado.
Nas próximas semanas devem ser ampliados os roteiros nas regiões centrais e continentais mais adensadas. Para isso, a Comcap terá de conseguir flexibilizar sentença judicial que afastou 387 empregados mais vulneráveis à Covid-19, entre pessoas com mais de 60 anos e todos diabéticos e hipertensos.
O restabelecimento completo da coleta seletiva domiciliar depende da reabertura em condições sanitárias dos galpões de triagem, do restabelecimento do transporte coletivo e da recomposição do quadro funcional da Comcap prejudicado pela decisão judicial cumprida integralmente desde 20 abril.
Os usuários deverão manter os resíduos recicláveis limpos e com volume reduzido no domicílio ou praticar a entrega voluntária na sua rede de seis Ecopontos (Itacorubi, Morro das Pedras, Canasvieiras, Saco dos Limões, Capoeiras e Monte Cristo) e de 38 pontos de entrega voluntária (PEVs) de vidro.
Máscaras descartáveis são rejeito, devem ser dispostas em sacos bem fechados, junto com lixo de banheiro, para a coleta convencional.
Central de Atendimento/Ouvidoria da Comcap fones 0800 643 1529 (não atende celular) 3271 6841, e-mail ouvidoria.comcap@pmf.sc.gov.br e WhatsApp 98482 9617.