Cerca de 25 bombeiros militares e voluntários trabalham para apagar os focos de incêndio no Parque da Serra do Tabuleiro neste domingo (2/4). O fogo foi iniciado no final da manhã de sábado, na região do parque na Baixada do Maciambú, e já dura quase 24h. Por causa da fumaça a rodovia de acesso ao balneário da Pinheira voltou a ser momentaneamente interditada – já liberada.
No sábado diversas equipes estiveram envolvidas no combate às chamas, porém a forte ventania durante o dia fez com que o fogo se espalhasse com facilidade e chegando próximo a residências na área.
Quando a ventania cessou, o Corpo de Bombeiros Militar conseguiu começar a usar o equipamento “bambi bucket”, um balde acoplado ao helicóptero Arcanjo que despeja água na linha de fogo, principalmente nos locais de acesso difícil. Durante a madrugada equipes ficaram na unidade de conservação apagando o fogo com abafadores.
Na manhã desse domingo, conforme análise do CBM, há ao menos três focos de incêndio e, além do helicóptero, são usadas seis viaturas para combater as chamas. Por enquanto não há levantamento da área queimada porque o incêndio ainda não terminou.
Incêndios no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro não são naturais. As ocorrências são provocadas por ação humana, algumas vezes de forma intencional a destruir a mata nativa no parque. Em ocasiões recentes, após grandes destruições por fogo na Baixada do Maciambú, houve a identificação de alguns indivíduos responsáveis pelo crime ambiental.