Equipes de bombeiros militares de Santa Catarina estão empenhadas em uma missão de resgate no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, pelo terceiro dia consecutivo, neste sábado (9/9).
A corporação catarinense está atuando em apoio na cidade de Encantado, realizando buscas por desaparecidos tanto no Rio Taquari, quanto na cidade. São utilizadas embarcações e cães farejadores – os chamados binômios – bastante treinados em outras tragédias recentes em SC e no resto do país.
De acordo com o Major João Emiliano de Moura Silva Miranda, que lidera a equipe do CBM-SC no Rio Grande do Sul, a equipes visam encontrar cerca de 41 pessoas desaparecidas no vale do Taquari. “Nossas equipes estão fazendo a varredura das margens desses rios”, informou o militar no início da operação de hoje. Segundo o governo do RS são até 46 desaparecidos ao longo do Vale do Taquari.
O governo do Rio Grande do Sul já confirmou 41 mortes em decorrência das enchentes provocadas pela passagem de um ciclone no início da semana. Além disso, mais de 10 mil pessoas tiveram que abandonar suas casas, muitas das quais foram completamente devastadas pelas fortes chuvas e inundações. As cidades de Muçum e Roca Sales foram as mais destruídas.
A destruição se estendeu às infraestruturas da região, com estradas e pontes gravemente danificadas, exigindo investimentos vultosos para a reconstrução. Em resposta a essa situação crítica, o governo de Santa Catarina iniciou uma campanha de arrecadação de donativos para auxiliar as vítimas dessas tragédias. Contribuições podem ser encaminhadas para a Defesa Civil.