O governo do Estado conseguiu aval para que motoristas possam fazer uso do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apenas da versão digital.
O projeto prevê que o cidadão só precisará fazer os exames para obter e renovar a CNH, mas não será obrigado a buscar a carteira de motorista, tampouco o Certificado de Registro e Licenciamento (CRV) todo ano. Essa opção caberá ao motorista, que poderá escolher ter apenas o formato digital de ambos os documentos.
Atualmente, é possível pedir a carteira definitiva, para quem está com a permissão em mãos, de maneira online, bem como manter versões digitais da CNH e do CRLV no aplicativo Carteira Digital de Trânsito do Denatran. No entanto, por exigência federal, as versões impressas ainda precisam ser emitidas.
Nesta semana o governador Carlos Moisés recebeu sinal positivo para a medida do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e Santa Catarina deve ser o primeiro estado do Brasil a permitir o porte apenas da CNH digital e documento de veículo.
O projeto, porém, ainda não tem prazo para ser efetivado porque depende de lei federal que permita a prática e um período posterior de adaptação no Detran de Santa Catarina. O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) estima que ainda serão necessários alguns meses.