A Prefeitura de Florianópolis entregou neste domingo (22/5) a ciclovia e o passeio implantados ao longo da Via Expressa Sul. As obras conduzidas pela Secretaria de Infraestrutura, através da Operação Asfaltaço, integram a primeira etapa da ampla revitalização e requalificação por que passa a rodovia para transformá-la em Beira-Mar Sul.
No ato simbólico que marcou a entrega das obras, realizado na Via Expressa Sul, a administração municipal autorizou a deflagração de processo licitatório para contratação da empresa que vai executar a nova iluminação pública da rodovia no prazo de seis meses. O investimento foi orçado em R$ 6 milhões.
A Via Expressa Sul, a Rodovia Governador Aderbal Ramos da Silva (SC-401), fica entre o túnel Antonieta de Barros, no Saco dos Limões, e o trevo da Seta, na Costeira do Pirajubaé, na região central da cidade, e tem 5,2 quilômetros de extensão. Ela ganhou ciclovia bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários) e passeio (calçada) com acessibilidade, em seu lado esquerdo, na direção do Sul da Ilha.
A ciclovia é de concreto armado e tem conexões para outras duas importantes vias locais, a Avenida Professor Waldemar Vieira, no Saco dos Limões, e a Avenida Governador Jorge Lacerda, na Costeira do Pirajubaé. Já o passeio, conta com rampas de acesso e piso tátil guia e alerta voltado a pessoas com deficiência. Tanto a ciclovia quanto o passeio vão receber iluminação similar à da Beira-Mar Norte.
Nesta primeira etapa das obras, que representaram um investimento de R$ 10.984.730,62, a Via Expressa Sul foi repavimentada nos 10,4 quilômetros correspondentes às duas pistas de mão dupla da rodovia – sendo que cada pista tem três faixas, somando seis faixas. Assim como teve a sua sinalização horizontal renovada. Mas, antes disso, ganhou sistema de drenagem nos oito pontos da via onde se fazia necessário, a fim de evitar acúmulo de água da chuva nas pistas, e fresagem (raspagem do asfalto velho) para maior aderência da nova capa asfáltica.
“A Via Expressa Sul caminha para sua transformação em Beira-Mar Sul. O novo pavimento asfáltico é mais condizente ao tráfego pesado, a ciclovia e o passeio permitem que ciclistas e pedestres se desloquem com segurança, e o paisagismo em execução garantirá um charme a mais, além das belezas naturais da região”, enfatiza o prefeito Topázio Neto. E o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina, recorda: “A Via Expressa Sul estava em situação lastimável. Apesar de ser uma rodovia estadual, a Prefeitura solicitou a municipalização provisória, executou todas as melhorias necessárias e a requalificou. Deu dignidade e autoestima a todos os moradores do Sul da Ilha e seus turistas”.
Segundo dados da prefeitura da capital, a malha cicloviária de Florianópolis mais que dobrou em cinco anos. Atualmente, ela totaliza 185,37 km, sendo que 108,83 km foram feitos a partir de 2017. São 45,26 km de ciclovias; 76,30 km de ciclofaixas; 55,32 km de ciclorrotas e 8,49 km de passeios compartilhados.
Paisagismo e limpeza
Parte do tratamento paisagístico que está em execução pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) também já pode ser contemplada. Nos canteiros da Via Expressa Sul foram plantadas 36 mil mudas ornamentais e árvores nativas e frutíferas. O serviço está pronto entre o túnel Antonieta de Barros e a Creche Hassis, trecho em que foram abertos 43 novos canteiros e plantadas em torno de 10 mil mudas de flores e cerca de 230 árvores. Segundo a prefeitura, na próxima semana vão ser plantadas mais 97 árvores e será feita a abertura de mais seis canteiros, cada um com 1.200 mudas de flores.