Ciclone se afasta para o oceano e tempo melhora em SC; 420 ficaram desabrigados

    No amanhecer desta quinta (5/5), o ciclone extratropical que contribuiu para os altos volumes de chuva em Santa Catarina nesses últimos dias se afastou em direção ao oceano.

    Segundo a Defesa Civil, a posição e o giro o sentido horário provocaram rajadas de vento de intensidade moderada a forte do quadrante sul, deixando o mar muito agitado, com ondas que podem ainda passar de 4m na região da Grande Florianópolis.

    O risco é ainda alto associado aos ventos intensos, agitação marítima e ressaca nas próximas horas.

    Publicidade

    Em relação às chuvas, a DCSC salienta que ao longo da madrugada dessa quinta foram observados acúmulos de 2mm/h em regiões do sul de SC e de 1mm/h na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.

    bombeiros resgatam pessoas em tubaraõ
    Tubarão foi uma das cidades mais afetadas pelas chuvas provocadas pelo ciclone em SC – Maurício Vieira/Secom SC

    Entre os municípios da região da capital, o maior acúmulo nesses dias de influência do ciclone foi em Anitápolis, com 290mm em três dias, seguido de Florianópolis (241mm) e Palhoça (226mm).

    Equipes do Governo do Estado e dos municípios seguem com o trabalho de enfrentamento às cheias e auxílio às pessoas atingidas pelas fortes chuvas. Segundo o relatório mais recente divulgado pela Defesa Civil, 94 municípios relataram ocorrências que vão desde alagamentos, deslizamentos, queda de árvores e muros. Até o momento, 420 pessoas estão desalojadas e pelo menos 175 desabrigados.

    Publicidade
    COMPARTILHAR