Nesta quarta-feira (09/10), a instabilidade no tempo se intensifica em todo o estado de Santa Catarina. A previsão indica chuvas persistentes em todas as regiões, principalmente devido à combinação de uma baixa pressão no Paraguai e ao aumento da circulação marítima.
Portanto, até sexta-feira (11/10), a expectativa é de altos acumulados de chuva. No Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Norte, além de partes do Litoral Sul e Planalto Sul, os volumes podem variar entre 150 e 200mm, podendo ser ainda maiores nas áreas de encosta. Em contraste, no Grande Oeste e Planalto Norte, a previsão indica acumulados de 100 a 150mm.
A chuva, que teve início na terça-feira, deve se intensificar ainda mais nesta quarta-feira à noite, especialmente no Litoral Sul, Grande Florianópolis, e Vale do Itajaí. Além disso, temporais são previstos para o Grande Oeste catarinense. Essas condições de mau tempo devem persistir ao longo da quinta-feira (10/10).
Já na sexta-feira, embora a circulação marítima perca força, uma nova frente fria trará mais chuvas e tempestades. As precipitações começam pelo Grande Oeste durante a madrugada e se espalham pelo estado ao longo do dia. No entanto, o tempo se estabiliza no fim de semana com o afastamento da frente fria.
Celesc traz orientações importantes de segurança
Diante das chuvas intensas e temporais previstos, a Celesc orienta a população sobre cuidados essenciais para a segurança:
- Durante ventanias e temporais, evite ficar perto de postes de energia elétrica e árvores, para prevenir choques devido a descargas atmosféricas.
- Além disso, evite tomar banho de chuveiro elétrico em meio a tempestades com raios.
- Não atravesse áreas alagadas que possam ter fios elétricos caídos; isso pode ser extremamente perigoso.
- Em caso de queda de fios elétricos, mantenha-se afastado e considere-os energizados.
- Após alagamentos, sempre consulte um profissional para revisar as instalações elétricas.
Se houver falta de energia elétrica, os consumidores podem contatar a Celesc de forma rápida e prática. O atendimento está disponível pelo aplicativo Celesc, na App Store e no Google Play, ou pelo telefone 0800 048 0196. Além disso, também é possível utilizar a Agência Web no site www.celesc.com.br.