Um temporal na madrugada desta quarta-feira (9/6) fez com que diversas cidades de Santa Catarina tivessem algamentos. Os transtornos com o acúmulo da água foram registrados em regiões como a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí.
Em Canelinha 17 pessoas ficaram desabrigadas após suas residências serem danificadas pelo excesso de chuva e precisaram ser levadas para um abrigo da prefeitura. O Ginásio de Esportes Gercino Giacomossi foi preparado como abrigo para os mais afetados diante da chuva. Durante a madrugada, por volta de 1h10, a defesa civil estadual emitiu alerta máximo para alagmentos e deslizamentos em Canelinha.
Em pontos mais baixos dos bairros de São José, Palhoça e Biguaçu também há ruas alagadas no início desta quarta-feira. Em Florianópolis, o acesso ao sul da ilha, a SC 405, ficou totalmente alagada e a pista foi interditada.
De acordo com a Prefeitura de São José, a Defesa Civil municipal está atendendo 10 ocorrências durante a manhã. Muitas ruas interditadas nas regiões de Forquilhas, Forquilhinha e Flor de Nápoles.
Os batalhões do Corpo de Bombeiros Militares de Tubarão, Balneário Camboriú e Itajaí foram os que registraram o maior número de ocorrências. Entre a noite de teçra (8) e a manhã desta quarta, as equipes do CBMSC foram acionadas para atender ocorrências relacionadas com chuvas. A maior parte das ligações era para atendimentos envolvendo alagamentos em residências, com a remoção das pessoas das casas, ou ainda para corte de árvores, para desobstrução de vias e em locais perigosos. A cidade de Canelinha, que faz parte do 13º BBM, sediado em Balneário Camboriú, foi uma das mais atingidas, com atuação do CBMSC durante a madrugada.
PREVISÃO DO TEMPO
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a umidade do oceano para o continente mantém condições de chuva para todo o estado nesta quarta-feira (9). Na metade leste do estado, as chuvas ocorrem de forma persistente, enquanto na metade oeste acontecem em forma de pancadas isoladas. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos e deslizamentos. Os ventos sopram do quadrante leste no estado, com intensidade fraca. As temperaturas mínimas ficam em torno de 17°C nas áreas litorâneas e 12°C nas demais regiões, enquanto as máximas variam entre 13°C e 16°C nos planaltos e ficam em torno de 19°C nas demais áreas do estado.
Às 8:39 desta quarta a DC também emitiu alerta de chuva persistente, de intensidade moderada a forte, com alagamentos e risco de deslizamentos para os municípios do Sul catarinense: Armazém, Capivari de Baixo, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Pescaria Brava, Treze de Maio e Tubarão nas próximas 2 horas. O alerta vale também para a Grande Florianópolis, que tem risco de deslizamentos.