A chuva forte da madrugada dessa quinta-feira (17/12) causou transtornos em alguns municípios de Santa Catarina, como Palhoça e São José, na Grande Florianópolis, em Ibirama e Presidente Getúlio, no alto vale do Itajaí.
Em Palhoça, muitas ruas e avenidas ficaram alagadas e casas foram invadidas pela água em partes baixas. Os bairros mais atingidos foram Aririú, Centro, Pagani, Pachecos, Bela Vista, entre outros.
Em São José as equipes da prefeitura iniciaram monitoramento durante a madrugada, já identificando risco de desabamento na Rua Maria Lobato de Concilio, no loteamento San Marino. Na Rua Cecilia São Piai, no bairro Colônia Santana, houve desmoronamento de casa, árvores e muro. Até às 7h30 a Defesa Civil de São José havia contabilizado quatro ocorrências.
No Alto Vale do Itajaí os municípios de Presidente Getúlio, Ibirama, Dona Emma, José Boiteux, Victor Meirelles, Santa Terezinha e Witmarsum foram os mais atingido. De acordo com a Celesc, até às 6h30 eram mais de 14 mil residências ficaram sem luz.
Em Presidente Getúlio a situação é mais crítica, com mais de 100 ocorrências sendo atendidas pelos bombeiros e Defesa Civil. Já foram confirmadas 10 mortes em decorrência dos estragos.
A chuva iniciou por volta de 1h da manhã em todo o estado e ficou quase constante até o amanhecer. A Defesa Civil de Santa Catarina ainda está contabilizando as principais ocorrências no estado.