Inicia nesta sexta-feira (16/8), mais uma edição da Maratona Cultural de Florianópolis com centenas de atividades culturais espalhadas por diferentes pontos da capital catarinense. E como de costume, a programação infantil é um dos pontos fortes, entretendo as crianças e fomentando a produção e o consumo da cultura no futuro.
Um dos pontos de encontro da programação infantil é no Largo da Catedral, onde a Maratoninha Cultural terá atividades fixas como biblioteca, jogos de tabuleiro, contação de história e cinema, além dos espetáculos “Astrolábio, Acima do Horizonte”, do Circo Pirata Show (Balneário Camboriú), às 11h; “Amor por Anexins”, do Cirquinho do Revirado (Criciúma), às 15h, que serão apresentados no sábado (17). Já no domingo (18), às 10h30 tem o espetáculo teatral “ A Corda Maria”, da Cia Entrecontos. O Espaço da Maratoninha Cultural funcionará das 10h às 19h, no sábado, e das 10h às 15h, no domingo (18).
Já na Lagoa da Conceição, uma ótima opção para o sábado (17), é o espetáculo “Caê” da Karma Cia de Teatro, de Itajaí, agendado para às 11h, na Casa das Máquinas. Um pouco mais tarde, às 16h, o “Histórias na Barca”, da Barca dos Livros, levará o público para um passeio de barco pela Lagoa da Conceição, acompanhado de uma contação de histórias.
Quem prefere aproveitar o final de semana da Maratona Cultural com as crianças no norte da Ilha, a SC-401 terá dois endereços com programação para eles. No sábado (18), o Square SC recebe, a partir das 10h, uma oficina de desenho e pintura e recreação infantil, além do espetáculo “Malagueta Quer ser grande”, com a atriz Paula Bittencourt e “Extrambólico”, da Dale Circo. Já no Passeio Primavera, no domingo (18), às 11h tem Intervenção Circense com Circo Floripa, e às 14h, Contação de Histórias: Lagoa Formosa com a Lótus Cia Cênica.
A programação é integralmente gratuita; nos locais fechados e que possuem indicação de lotação os ingressos poderão ser retirados uma hora antes do início da atividade, no próprio local. Há apresentações com acessibilidade e tradução em libras. A 7ª edição do evento também integra o Floripa Conecta, que prevê impactar mais de 80 mil pessoas com inúmeros eventos ao longo do mês de agosto.