Na quarta-feira (20/10) às 19h, a Celesc realiza uma consulta pública virtual para apresentar detalhes sobre a implantação da linha de distribuição (LD) Palhoça a Santo Amaro da Imperatriz. Com nível de tensão em 138 kV, a linha terá 11,8 km de extensão, composta por 72 estruturas, e será interligada à futura subestação Santo Amaro da Imperatriz, que tem como objetivo atender o crescimento dos municípios de Santo Amaro e Águas Mornas, atualmente atendidos pela subestação Palhoça. A companhia vai investir cerca de R$ 20 milhões na construção do empreendimento.
“A obra da linha prevê o uso de recursos de financiamento internacional, vinculado ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), e contribuirá para a melhoria do nível de tensão, para garantia de confiabilidade do sistema elétrico e ampliação da oferta de energia nos municípios”, explica Orlando Foes Neto, gerente da divisão de meio ambiente da Celesc.
A expectativa da companhia é que os trabalhos se iniciem em junho de 2022, com término previsto para junho de 2023. A consulta pública vai apresentar à população os impactos socioambientais e ações mitigadoras do empreendimento. Ao final da exposição, o público poderá tirar dúvidas e opinar. O evento poderá ser acessado pelo site da Celesc.