O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) emitiu um alerta sobre os riscos de deslizamentos na Grande Florianópolis e no Litoral Norte. Embora as chuvas tenham diminuído nas últimas horas, a previsão de novas precipitações aumenta a preocupação.
A saturação do solo, somada à possibilidade de mais chuvas, agrava o risco de deslizamentos. “O solo ainda está encharcado e não teve tempo de absorver a água. Por isso, pedimos que a população se mantenha em alerta”, afirmou o tenente-coronel Zevir Aníbal Cipriano Júnior.
Orientações à população
O CBMSC recomenda que os moradores de áreas de risco fiquem atentos a sinais de perigo, como trincas no solo ou movimentação de terra. Caso notem qualquer indício, devem procurar abrigo imediatamente em um local seguro.
Mobilização das forças-tarefa
O CBMSC posicionou equipes ao longo da região litorânea para atuar rapidamente, caso ocorra algum deslizamento. Desde o dia 16, forças-tarefa estão nas áreas afetadas, com viaturas, equipamentos especializados e materiais para possíveis intervenções.
Embora as condições não devem se agravar, as equipes seguem monitorando as previsões climáticas e atuam em sintonia com a Defesa Civil para agir prontamente, se necessário.
Cinco forças-tarefa foram mobilizadas para reforçar os trabalhos nas áreas afetadas. As equipes de Itajaí, Blumenau, São José, Florianópolis e Balneário Camboriú estão principalmente em resgates e buscas em inundações e enxurradas. Além disso, atuam em outras ocorrências, como cortes de árvores e intervenções em deslizamentos menores.
Números de ocorrências
Até o momento, os bombeiros registraram 433 ocorrências em 37 municípios. Foram mobilizados 330 bombeiros militares e comunitários, 94 viaturas e 48 embarcações. As operações incluem resgates de pessoas ilhadas, desobstrução de vias e limpeza de ruas e prédios públicos.
Em caso de emergência, ligue 193.