Mutirão realiza castração de 100 animais no bairro Colônia Santana

Atualmente, a Dibea conta com um grupo de 60 protetores de animais cadastrados que recebem mensalmente os vales castração e reforçam este serviço em diferentes localidades da cidade

homem de meia idade sorridente segura no colo uma cadela de porte médio
O morador Marcelo de Limas levou a cadela Mel para a castração e parabenizou a iniciativa da prefeitura - Foto: Secom/PMSJ/Divulgação

O mutirão de castração realizado nesta terça-feira (21/8), no bairro Colônia Santana, atendeu gratuitamente 100 animais da região com o intuito de auxiliar na prevenção de doenças e controlar a superpopulação de animais em situação de vulnerabilidade em São José. A ação contou com o apoio da Prefeitura de São José, por meio da Diretoria de Bem Estar Animal (Dibea), vinculada a Secretaria Municipal de Saúde, além da parceria do Projeto Castração, coordenado pela veterinária Marina Dante, do Projeto Faça o Bem que Você Pode e da Faculdade Anhanguera que levou os alunos do curso de Medicina Veterinária para participar do trabalho.

O mutirão possibilitou a castração social de cães e gatos ao longo de todo o dia e, no total, a Dibea disponibilizou 100 vales castração para promover a realização das cirurgias no bairro. Atualmente, a Dibea conta com um grupo de 60 protetores de animais cadastrados que recebem mensalmente os vales castração e reforçam este serviço em diferentes localidades da cidade.

A castração se tornou a opção mais saudável para controlar a taxa de natalidade e levar mais qualidade de vida para os animais. Nas fêmeas, a castração evita tumores mamários, infecção uterina, gravidez psicológica entre outras patologias. Já nos machos, a castração impede a reprodução sem controle, evita alguns tipos de câncer, reduz a demarcação territorial através da urina do animal e permite que ele brigue menos.

Publicidade

“Acho a realização dos mutirões de castração um excelente iniciativa da Prefeitura e esperamos que continuem a realizar este trabalho em outras comunidades e também retornem outras vezes aqui”, comentou o morador Marcelo de Limas, de 51 anos, que levou a cadela Mel para castração.

Para reduzir o número de animais abandonados e atender aqueles adotados por famílias mais carentes, a Prefeitura de São José distribui gratuitamente os vales castrações tanto para os protetores, como para os proprietários de animais, por meio da Dibea. Para ter direito ao benefício, o cidadão precisa ir até a sede da Dibea e apresentar a documentação necessária para obter o vale.

A Diretoria Bem-Estar Animal está localizada na Rua Altamiro Di Bernardi, número 108, em Campinas, e o telefone para contato é: (48) 3348-5739 ramal 20.

Publicidade
COMPARTILHAR