Casas do Loteamento Benjamim começaram a ser demolidas nesta segunda-feira (29/5), em São José. As residências ficam em área onde passará uma das pistas da Avenida Beira-Rio Forquilhas.
No mês passado a Prefeitura de São José firmou acordo judicial com o Ministério Publico de Santa Catarina para a realocação social das famílias da comunidade. O acordo é para a construção de loteamento e casas populares no bairro Forquilhinha, em local próximo, visando causar o menor impacto possível para quem mora no Benjamin – uma área de invasão sem infraestrutura.
Conforme a administração municipal, na área adjacente ocorrem processos de desapropriação, sendo que nessa primeira fase foram demolidas oito casas, cujas famílias foram indenizadas.
A Prefeitura precisará realocar 266 famílias do Loteamento Benjamim com o duplo objetivo de construir a avenida ligando Forquilhas e a SC-281 e resolver a questão de moradia.
A verba do município para desapropriação é de R$ 15 milhões, de ambos os lados da via, e não está inclusa no valor total das obras da Av. Beira-Rio Forquilhas.
Custo da Beira-Rio Forquilhas
Considerada a principal obra de mobilidade urbana de São José, a Avenida Beira-Rio Forquilhas está com 20% de conclusão. A etapa do trecho 2 deve ser terminada até março de 2024. O investimento total, em parceria com o Governo do Estado, é de R$ 57,2 milhões.