Após a estiagem que afetou Santa Catarina de maio do ano passado até junho desse ano, a Casan alerta para a continuidade de do uso responsável da água tratada. A previsão, de acordo com a companhia, é de chuvas abaixo da média para os próximos meses.
“São vários sinais que a natureza nos traz e que podem nos ajudar a refletir sobre nossa relação com a água, um recurso finito que precisa ser usado com consciência durante todo o ano, não apenas em momentos de seca ou no verão”, alerta a gerente de Meio Ambiente da Casan, Patrice Barzan.
Na Região Metropolitana de Florianópolis, o Rio Vargem do Braço (Pilões) mostra sinais de recuperação. Porém a Lagoa do Peri, principal manancial do Sul e Leste da Ilha, ainda apresenta uma longa margem de areia que ficou descoberta com a redução de seu nível devido à prolongada escassez de chuvas. A Casan permanece usando apenas 40% da captação da Lagoa e se valendo, portanto, de poços artesianos para complementar as necessidades de abastecimento da região.
A redução do tempo de chuveiro, um dos equipamentos que mais consome água nas residências, é a principal dica da Casan para que a população consuma menos água.