Casan é condenada a ressarcir consumidores por falta de água e má qualidade

    Por conta da má qualidade da água distribuída e das interrupções recorrentes no abastecimento dos munícipios e Bombinhas e Porto Belo no ano de 2014, a Casan foi condenada em ação civil pública, ajuizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A empresa deverá pagar indenizações por danos morais coletivos à sociedade, ressarcir os consumidores que foram lesados e realizar investimentos.

    A ação ajuizada pela 1ª Promotoria de Justiça de Porto Belo relata que a companhia, na época era a responsável pelo abastecimento de água potável dos dois municípios entregou à população água em desconformidade com os parâmetros técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. 

    Segundo a promotora de justiça Lenice Born da Silva, laudos técnicos apontaram turbidez acima do permitido, além da presença de coliformes totais em 10 dos 12 meses de 2014. Salienta, ainda, que desde 2009 a Casan não registrava análises de cloro residual na água distribuída na região. 

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    Além disso, durante os picos de abastecimento, que acontece na alta temporada de verão, vários bairros dos municípios tiveram recorrentemente falta de água, sem que a empresa realizasse investimentos. No curso do processo, inclusive, Bombinhas municipalizou o tratamento e a distribuição de água potável aos seus cidadãos. 

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