Aproximadamente 33,5 mil moradores que vivem no entorno da SC-401, em Florianópolis, serão diretamente atendidos com o sistema de esgotamento sanitário Saco Grande, obra que teve seu início autorizado pelo governador, Carlos Moisés, e a Casan nesta quinta-feira (20).
O recurso previsto, de R$ 103,7 milhões, caracteriza o maior investimento atual em saneamento em Santa Catarina, no qual a companhia projeta benefícios para todo o município de Florianópolis.
O esgotamento prevê a implantação de 57 mil metros de redes coletoras nos bairros Saco Grande, João Paulo e Monte Verde, além de uma estação de tratamento de esgotos com capacidade de depurar 85 litros/segundo.
O novo sistema também permitirá que entrem em operação 12.862 metros de redes de coleta e 811 ligações domiciliares implantadas na década passada na região de Cacupé, Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa.
O investimento integra o Programa de Saneamento Ambiental do Estado de Santa Catarina, com 73% de recursos financiado com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). A construtora Itajuí, com sede em Curitiba, é a vencedora do processo licitatório e deverá entregar a obra em 34 meses.
Com essa obra e mais a ampliação de todo o sistema insular – cuja ordem de serviço será autorizada ainda em 2020 – a cobertura de esgotamento sanitário de Florianópolis deverá chegar a pelo menos 72%. Atualmente estão em execução Sistemas de Esgotamento Sanitário nos Ingleses-Santinho e no Sul da Ilha.