Candidaturas de São José à Alesc

As eleições de 2022 têm recorde de candidaturas para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina: são 606 pessoas concorrendo às 40 vagas de deputado estadual. A reportagem identificou que, dessas, 9 são candidaturas com histórico político na cidade de São José, de pessoas com um trabalho já evidente no município. Todas as candidaturas podem ser conferidas no site do TSE, pelo sistema Divulga Cand Contas, em que constam todos os nomes e números de urna.

+ Os 10 candidatos a governador de SC

Adeliana Dal Pont
Adeliana Dal Pont é candidata pelo PSD
Adeliana Dal Pont é candidata pelo PSD

Ex-prefeita de São José por dois mandatos, Adeliana Dal Pont é candidata a deputada estadual pelo PSD. Adeliana fez o lançamento de sua candidatura na terça (23/8) no Clube Maré Alta. O lançamento foi marcado por emoção e pela presença de lideranças políticas de São José e grande presença de apoiadores. “Eu estou muito feliz e realizada por poder reencontrar familiares, amigos e amigas nesta nova caminhada. Tenho a honra de publicamente dizer que chamei um a um que está aqui pelo nome, pois vocês são muito importantes nesta jornada”, disse Adeliana.

Luizinho da Regional
Luizinho da Regional é candidato pelo PP
Luizinho da Regional é candidato pelo PP
Publicidade

O comunicador Luizinho, da Rádio Regional, também se lança como candidato para deputado estadual, pelo PP. Ele havia pleiteado o cargo de prefeito de São José em 2020. Conforme ressalta, sua candidatura é marcada pela dedicação às causas da população, apoiando as comunidades em seus problemas em que a autoridade pública não apresenta a solução. No programa “Em Defesa do Cidadão”, Luizinho auxilia na busca por leitos em UTIs, conserto de ruas esburacadas, problemas de segurança e muitos outros do dia a dia da população.

Marcelo Fett
Marcelo Fett é candidato pelo MDB
Marcelo Fett é candidato pelo MDB

Marcelo Fett, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de São José, lançou sua candidatura a deputado estadual pelo MDB. Quando esteve à frente da secretaria o município passou a ocupar o ranking da segunda cidade que mais gerou empregos por habitante no Brasil. Fett também criou o Movimento Geração do Futuro, que prepara crianças, jovens e adultos para a nova economia. O candidato é formado em direito, entusiasta da inovação, foi secretário de Desenvolvimento Econômico da Palhoça, com atuação no Governo do Estado e em empresas de tecnologia.

Mauro Fiscal
Mauro Fiscal é candidato pelo Patriota
Mauro Fiscal é candidato pelo Patriota

O vereador de São José Mauro Fiscal também é candidato à Alesc, pelo Patriota. Formado em Contabilidade, foi fiscal de tributos na prefeitura por quase três décadas. Na Câmara de São José tem atuação com projetos como o da reciclagem do óleo de cozinha e o que pede o fim da tração animal. Segundo ele, “sem nenhum medalhão, a sigla elegerá um deputado estadual que receba de 9 mil a 12 mil votos. Estou confiante na vitória”.

Day Borges
Day Borges é candidata pelo Novo
Day Borges é candidata pelo Novo

Day Borges, que foi candidata a vice-prefeita de São José nas últimas eleições, lançou candidatura pelo Novo. Day é profissional da área da saúde, doutora em neurociências e professora universitária. Afirma que, depois de quase 15 anos de atuação profissional e sentir no dia-a-dia as dificuldades causadas por um Estado incompetente, caro e fonte de privilégios e mordomias, decidiu sair da indignação para a ação. Ela também tem formação de MBA em política e gestão pública e Liderança RenovaBR.

Mário Marcondes
Mário Marcondes é candidato pelo PSD
Mário Marcondes é candidato pelo PSD

Mário Marcondes candidata-se ao parlamento estadual novamente, com a análise de que o trabalho foi interrompido. “Vou voltar a Assembleia Legislativa para continuar o que começamos lá em 2015. São José voltará a ter um deputado estadual”, afirmou Marcondes, candidato pelo PSD. Após ficar 4 anos buscando maior capacitação se sente preparado para o retorno para enfrentar mais uma eleição, “Sei que no dia 2 de outubro vamos comemorar o retorno a Alesc, junto com a população que precisa ser representada”, afirma. Em 2020 também foi candidato a prefeito de São José.

André Guesser
André Guesser é candidato pelo PDT
André Guesser é candidato pelo PDT

Vereador em seu segundo mandato na Câmara de São José, André Guesser (PDT) está a todo vapor em campanha para deputado. Guesser se apoia no tripé: mandato popular, transparente e pelo coletivo em busca de uma cadeira na Alesc. “A região metropolitana da Grande Florianópolis requer maior atenção do Governo do Estado. Essa atenção só virá se tivermos um representante verdadeiramente engajado com as demandas das nossas comunidades. É por isso que quero ser deputado estadual: para ajudar a melhorar a vida das pessoas, daqui e de toda Santa Catarina”, afirma o candidato.

Juliano Duarte Campos

Juliano Duarte Campos é candidato pelo PSB
Juliano Duarte Campos é candidato pelo PSB

O ex-prefeito de Governador Celso Ramos por dois mandatos, Juliano Duarte Campos, com domicílio e articulação em São José, também entra na disputa pelos 186 mil votos josefenses para uma cadeira na Alesc. Formado em Direito, Juliano é candidato pelo PSB. “Quero ser deputado para lutar pela Pesca, Educação, Agricultura, Saúde, Segurança, esporte, cultura e lazer, além das categorias de classe”, afirma o candidato nas redes sociais.

Roberto Salum
Roberto Salum é candidato pelo PL
Roberto Salum é candidato pelo PL

O comunicador Roberto Salum, que também foi candidato a prefeito de São José na última eleição, é candidato agora a uma das 40 cadeiras da Alesc, pelo PL. “Acredito que o trabalho, a responsabilidade, família e caráter são os maiores bens que existem”, afirma o candidato em suas redes sociais. Seu trabalho como jornalista e apresentador esteve focado nas pautas de segurança pública de São José e região ao longo dos anos.

Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

Publicidade
COMPARTILHAR