A Prefeitura de São José realizou nesta sexta-feira (16) o primeiro ato de mobilização sobre o Dia dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A data faz parte do calendário mundial em alusão ao movimento “Laço Branco”, que reúne homens em prol da defesa das mulheres desde 1991. Na cerimônia foram distribuídos os laços brancos para simbolizar adesão à causa, que necessita do envolvimento de todos para reduzir a violência.
“A violência contra a mulher é uma das mais graves formas de violação dos direitos humanos. Dar visibilidade a esse tema é um passo essencial para que possamos efetivamente diminuir a distância entre a igualdade de direitos prevista na Constituição e a desigualdade que existe na vida real. Somos todos responsáveis pela construção de um novo tempo, no qual mulheres e homens sejam igualmente respeitados e valorizados”, afirmou o prefeito, Orvino Coelho de Ávila.
Para o vereador Toninho da Educação, o ato mostra mais que a sensibilidade pela causa, marcando a também a luta dos homens josefenses pelo fim da violência contra a mulher. “Costumo dizer que a violência contra a mulher não é um problema só da mulher, é um problema de todos nós”, disse o vereador. O delegado regional de Polícia Civil, Manoel Galeno, afirmou: “Imagino que esse seja um marco para o Município de São José. Eu, como delegado de polícia, já presenciei muito do que um homem é capaz de fazer, em relação à agressão, com uma mulher. E agora vendo que eles estão do outro lado, no combate à violência, só posso enaltecer uma iniciativa como essa”.