Durante os próximos quatro meses, as 48 adolescentes em vulnerabilidade social do Centro de Apoio à Formação do Ser (Ceafis), no bairro Monte Cristo, em Florianópolis, não precisarão faltar às aulas ou passar por outros constrangimentos pela falta de absorventes. Isso porque a campanha “Dignidade Menstrual”, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), realizou nesta quarta-feira (30) a entrega de 4,8 mil absorventes na organização não governamental que atende 146 jovens de seis a 17 anos. Em Palhoça, o Judiciário também fez doações na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e na Associação Laura dos Santos, bairro Brejaru.
Desde segunda-feira (28), a iniciativa organizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid) e pela Diretoria de Saúde, do TJSC, entregou mais de 38 mil absorventes em diferentes comarcas do Estado. O objetivo é arrecadar absorventes, dar visibilidade às questões relacionadas à pobreza menstrual e combater a desinformação sobre o tema. As entregas nesta quarta-feira contaram com a presença da secretária da Cevid, Michelle de Souza Gomes Hugill; da chefe de Seção de Farmácia, Vanessa Regina Berenhauser; e da assessora Cibelene Piazza Ferreira.
A coordenadora-geral do Ceafis, Evania da Silva Pereira, conta que já retirou dinheiro do próprio bolso para atender às necessidades de higiene das jovens na puberdade. “Muitas delas saem de casa sem o absorvente porque a família não tem dinheiro para comprar. Elas chegam aqui sabendo que iremos ajudar de alguma maneira e, algumas vezes, isso implica a gente pagar pelo absorvente. Por isso a campanha é muito importante, porque evita a evasão escolar, e é desconfortável para uma mulher, imagina para uma adolescente. Isso traz dignidade para essas jovens, pelo menos por mais de quatro meses”, afirmou.
O Ceafis foi escolhido pela comarca de São José pela proximidade com a unidade e por realmente precisar do apoio, apesar de estar em município vizinho da unidade judicial. A chefe da secretaria do fórum josefense, Marilda Viana da Silva, destacou a participação masculina. “Achei que a campanha iria abranger a participação feminina, mas fiquei surpresa com a colaboração dos servidores homens, que demonstraram sensibilidade pelo tema”, observou.
Entregas em Palhoça
Em Palhoça, a entrega deve mudar a realidade de parte das adolescentes e mulheres do bairro Brejaru. A Associação Laura dos Santos recebeu 2.712 absorventes nesta quarta (30). A associação realiza em média 290 atendimentos diários entre crianças, adolescentes e adultos. “As adolescentes recebem os absorventes com muita surpresa, e a gente percebe que elas não precisarão usar nenhum outro recurso nesse período. Isso porque a maioria trabalha com reciclagem em auxílio aos pais, e não sobra dinheiro para esse item de higiene pessoal. O resultado é mais qualidade de vida para essas jovens”, anotou a coordenadora da Associação Laura dos Santos, Claudia Regina de Amorim Santos.
Na Apae de Palhoça, a campanha “Dignidade Menstrual” realizou a entrega de 960 absorventes a adolescentes, mulheres e idosas excepcionais em vulnerabilidade social. Até então, a entidade não atendia a essa necessidade.