O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou nessa sexta-feira (5/6) novo relatório de balneabilidade litoral catarinense, que mostra queda brusca no índice geral. Conforme aponta a pesquisa, 142 pontos estão em condições próprias para receber banhistas, o que representa 61,5% – na semana passada eram 78,4%. As coletas e amostras foram realizadas em 231 locais, entre os 1º e 5 de março de 2021.
Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 59 apresentaram condições favoráveis para banho, o que indica 67,8%. No restante do litoral, dos 144 pontos averiguados, 83 estão próprios para mergulho e atividades de lazer, representando 57,6%. Em comparação ao relatório anterior, observa-se que 41 pontos passaram da condição de próprio para impróprio e dois passaram da condição de impróprio para próprio.
Nesta semana, o IMA e a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) constataram que a Lagoa da Conceição, em Florianópolis, está imprópria para banho em toda extensão. Os órgãos solicitam à população e aos turistas que não mantenham contato primário com a lagoa e não recomendam o consumo de pescados provenientes da região. As instituições ambientais municipal e estadual seguem vistoriando a área e monitorando a água para identificar a causa da mortandade de peixes no local.
Devido ao nível gravíssimo de coronavírus em todas as regiões do estado, recomenda-se que os banhistas evitem as praias catarinenses, evitando aglomerações. O resultado do relatório semanal de balneabilidade pode ser acessado no mapa e no aplicativo Praia Segura. A próxima atualização ocorre em 12 de março.