Quatro binômios, compostos por bombeiros militares e cães de busca, foram enviados nesta terça-feira (7/5) para auxiliar nas operações em Bento Gonçalves. Este envio complementa o grupo de 39 bombeiros militares já deslocados para a região no dia anterior.
Os recursos enviados para o Rio Grande do Sul incluem dois veículos, dois caminhões, uma mini-escavadeira hidráulica, um quadriciclo e quatro bombeiros especializados. Esta equipe, inicialmente programada para uma semana de atuação, será posteriormente substituída por uma nova equipe de binômios, reforçando o efetivo catarinense que atua na catástrofe.
+ São José e Florianópolis encaminham doações ao RS e estão com pontos abertos para coleta
Santa Catarina, além de ser o primeiro estado a enviar apoio para o Rio Grande do Sul, mantém a maior equipe de bombeiros militares atuando no estado vizinho, superando as corporações de todos os outros estados do país.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM) destaca-se internacionalmente pelo seu serviço de busca com cães. Essa especialização é crucial em desastres naturais ou tecnológicos, intervenções em áreas deslizadas, resgates em estruturas colapsadas, salvamento aquático e busca terrestre.
Segundo o coronel Walter Parizotto, presidente da Coordenadoria de Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do CBMSC, a eficiência de um binômio equivale à de uma equipe de 30 homens em termos de cobertura territorial e eficácia.