Buscas no RS são reforçadas com binômios dos Bombeiros

Equipes têm experiência em outras tragédias

Buscas no RS são reforçadas com binômios dos Bombeiros catarinenses
CBM de Santa Catarina envia mais recursos para auxiliar nos resgates - Foto: Eduardo de Souza/CBM

Quatro binômios, compostos por bombeiros militares e cães de busca, foram enviados nesta terça-feira (7/5) para auxiliar nas operações em Bento Gonçalves. Este envio complementa o grupo de 39 bombeiros militares já deslocados para a região no dia anterior.

Os recursos enviados para o Rio Grande do Sul incluem dois veículos, dois caminhões, uma mini-escavadeira hidráulica, um quadriciclo e quatro bombeiros especializados. Esta equipe, inicialmente programada para uma semana de atuação, será posteriormente substituída por uma nova equipe de binômios, reforçando o efetivo catarinense que atua na catástrofe.

+ São José e Florianópolis encaminham doações ao RS e estão com pontos abertos para coleta

Publicidade

Santa Catarina, além de ser o primeiro estado a enviar apoio para o Rio Grande do Sul, mantém a maior equipe de bombeiros militares atuando no estado vizinho, superando as corporações de todos os outros estados do país.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM) destaca-se internacionalmente pelo seu serviço de busca com cães. Essa especialização é crucial em desastres naturais ou tecnológicos, intervenções em áreas deslizadas, resgates em estruturas colapsadas, salvamento aquático e busca terrestre.

Segundo o coronel Walter Parizotto, presidente da Coordenadoria de Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do CBMSC, a eficiência de um binômio equivale à de uma equipe de 30 homens em termos de cobertura territorial e eficácia.

Publicidade
COMPARTILHAR