Bombeiros de SC são enviados ao MS para ajudar a combater incêndios no Pantanal

Bombeiros militares de Santa Catarina serão deslocados para atuar no combate aos incêndios do Pantanal no Mato Grosso do Sul. A corporação sinalizou que tem condições de enviar inicialmente 22 bombeiros, com capacitação e equipamentos para o enfrentamento a incêndios florestais.

A mobilização inicia nesta sexta-feira (2/10). Eles darão apoio pelo período inicial de 10 dias em operação no local e, se necessário, serão substituídos por nova equipe depois deste período.

“As nossas Forças-Tarefa possuem bombeiros militares treinados para atuarem especificamente em ações extraordinárias, como essa, e certamente ajudará o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul a atender essa ocorrência, que assola a população local”, ressalta o subomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de SC (CBMSC), Coronel BM Ricardo José Steil.

Publicidade

O Corpo de Bombeiros Militares irá deslocar o efetivo para Corumbá, vindo dos batalhões de Curitibanos, Criciúma, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Balneário Camboriú, Xanxerê e Rio do Sul.

São deslocadas cinco viaturas com kit pick Up, 1 caminhão e equipamentos como motosserras, mochilas costais, abafadores/batedores, facões, soprador, pinga fogo, retardante, foices, Pulaskis, mcleads, machado, enxadas, rastelos, camelbags, drone, GPS e rádios de comunicação.

Incêndios na região

Todos os 79 municípios sul-mato-grossense estão sendo afetados pela grave estiagem que castiga a região central do país, fazendo com que o fogo se alastre também pelo Mato Grosso e Tocantins, atingindo áreas do Pantanal, do Cerrado e de Mata Atlântica. Em 14 de setembro o governo de MS decretou situação de emergência.

Publicidade