Biguaçu comemora aniversário de 188 anos nesta segunda-feira

Berço da cidade é a vila de São Miguel, fundada oficialmente em 1833

O município de Biguaçu comemora seu aniversário de 188 anos nesta segunda-feira (17/5). Para celebrar a data, em meio à pandemia, a prefeitura organizou uma comemoração virtual, com lives de apresentações e palestras.

Para o 188º aniversário de Biguaçu, a programação na manhã desta segunda-feira contou com uma missa de ação de graças e homenagem aos profissionais da saúde no combate à Covid-19. De tarde, ocorre a celebração dos quatro cantos sagrados da Aldeia Guarani e nas redes sociais da prefeitura serão realizadas as seguintes lives:

15h15min – Apresentação de Agostinho Borba
16h – Apresentação do trio BEEMO
17h – Corte do bolo e pronunciamento das autoridades
17h20min – Espaço das equipes da Gincana Cidade de Biguaçu
18h – Apresentação de Eromar
18h55min – Apresentação da Arrasta Fole
19h às 21h – O Ancião (espetáculo em miniatura inspirado no teatro lambe-lambe)
20h – Palestra: Teu Futuro é o Meu – por Roberto Sousa (diretor estadual da Federação para a Paz Universal)

Vista de cima de Biguaçu, que faz aniversário nesta segunda-feira, é possível vem uma rodovia com casas, prédios e indústrias ao redor.
A quarta maior cidade da Grande Florianópolis faz 188 anos neste 17 de maio – PMB/Divulgação/CSC
188 anos de Biguaçu
Publicidade

A cidade tem atualmente uma população estimada em 69.486 pessoas, segundo dados do IBGE de 2020. Uma das maiores cidades da região da Grande Florianópolis, Biguaçu se destaca na área econômica com a produção de grama, além da produção de arroz e hortaliças na agricultura. Na área cultural e turística, o município conta com o Museu Etnográfico Casa dos Açores, com acervo da cultura portuguesa, e o Parque Natural Municipal da Serra de São Miguel.

Fundado em 1833, sob o nome de São Miguel, o município começou a ser formado anos antes, em 1748, com o assentamento de imigrantes portugueses. Em caráter temporário, a então freguesia chegou a ser capital da capitania de Santa Catarina por cerca de dez meses, entre 1777 e 1778. São Miguel foi elevada a vila e depois em município, sendo desmembrada de Desterro (atual Florianópolis).

Com o tempo e novos desmembramentos, o berço da cidade, São Miguel, foi encolhido, mas ainda com prestígio. Na metade do século XIX, um povoado crescia na margem direita do rio Biguaçu, com terras férteis e construção de uma igreja. Logo o local virou uma freguesia e depois vila, quando passou a ser sede do município de São Miguel, em meio a relutâncias. Em 1894 ocorre a mudança definitiva da sede administrativa de São Miguel para Biguaçu, sendo este o nome do município desde 1910.

Publicidade