A Câmara Municipal de São José aprovou a autorização para a prefeitura contratar operação de crédito internacional junto ao Fonplata para a construção da Beira-Mar de Barreiros, orçada em R$ 244 milhões no trecho de São José. O obra, para ser funcional, deverá contemplar também a extensão da Beira-mar Continental de Florianópolis, cujo valor é estimado em R$ 265 milhões;
A avenida terá 8,250 km, com 4,5 km na capital e 3,750 km em São José. O projeto inclui pistas de rolamento, passeios, ciclovias, área de lazer e bolsões de estacionamentos, visando melhorar a mobilidade urbana e promover espaços de convivência.
A obra, considerada prioritária, tem previsão de dois anos de construção, no mínimo. O PL nº 143/2023 ainda passará por segunda votação na próxima sessão, nesta quarta-feira (22). Posteriormente, o financiamento será avaliado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, dado que a União é garantidora do negócio.
O empréstimo de São José, de 43,2 milhões de dólares junto ao Fonplata, requer contrapartida de 10 milhões de dólares da prefeitura, com pagamento ao longo de 20 anos.