No segundo dia de realização de testes para Covid-19 em passageiros do Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz, a equipe da vigilância municipal identificou o primeiro caso de passageiro confirmado com a doença, no fim de tarde dessa sexta-feira (17).
Ao todo, 250 passageiros já passaram pela barreira sanitária feita por profissionais de saúde da prefeitura e do aeroporto. Dos passageiros, cinco apresentavam sintomas respiratórios, dois realizaram teste rápido para coronavírus e um foi positivado. Outros três passageiros assinaram termo de isolamento domiciliar e farão testes de PCR com coleta em casa.
Os testes de PCR são indicados para os dias iniciais da doença, já o teste rápido é eficaz a partir do sétimo dia.
O aeroporto de Florianópolis, com a barreira sanitária, é o primeiro do país a realizar testes para o novo coronavírus. A prefeitura não informou em qual voo o passageiro estava e sobre possível monitoramento de outros passageiros.
Segundo o prefeito, Gean Loureiro, todos que chegam na cidade via aeroporto assinam um termo se comprometendo a ficar isolado por sete dias, sem sintomas, ou 14 dias, quando houver sintomas.
Segundo dados do governo municipal, até 13 de abril eram 264 casos de coronavírus confirmados na cidade.