Na noite de terça-feira (12/3), por volta das 23 horas, dois bandidos atearam fogo a um caminhão de coleta de lixo, de empresa terceirizada, em Jurerê, Florianópolis. Segundo o motorista informou aos Bombeiros Militares, durante a rotina de coleta de lixo, ele e seus colegas foram surpreendidos por dois indivíduos armados.
Os criminosos renderam a equipe e, em seguida, provocaram o incêndio no veículo utilizando um galão de 25 litros de gasolina. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para conter o incêndio criminoso, utilizando cerca de 1.000 litros de água. Após o controle das chamas, a área foi isolada e a cena foi deixada sob os cuidados da Polícia Militar.
As autoridades agora investigam o incidente como um ato criminoso e se há alguma relação com a greve municipal, que é contra as terceirizações da coleta de lixo na capital. No primeiro dia também houve pequenas depredações de veículos de coleta de resíduos. Em outras paralisações foram registrados danos propositais a caminhões do município, porém jamais sem o uso de arma de fogo e ameaça.