O Banco de Alimentos de Santa Catarina (Basc), localizado em São José, alcançou a marca de 24 toneladas de alimentos doados em 2022. O dado foi revelado após balanço do conselho administrativo nessa quarta-feira (22/3).
O Basc foi fundado em 2021, como uma organização civil de interesse público, que reúne diversas entidades e instituições: Fiesc, Unisul, Feagro, Acif, Fermon e duas empresas de comunicação. Em setembro de 2022 foi inaugurado o espaço no bairro Campinas, cedido pela Fiesc, onde os mantimentos são armazenados.
Segundo o grupo gestor, há mais de 185 mil famílias em Santa Catarina em situação de extrema pobreza, que sofrem de algum nível de insegurança alimentar. Sob esse dado as entidades trabalham para receber as doações e encaminhar os alimentos às instituições cadastradas.
Para o reitor da Unisul, Mauri Heerdt, o primeiro ano de funcionamento do Banco de Alimentos foi um período de aprendizados e de impactos concretos produzidos. “Conseguimos também mobilizar centenas de voluntários que são o segredo do sucesso do Banco. Na primeira entrega que fizemos, a Dona Eva Santos, coordenadora da Creche Monte Moriat, disse: Não existe coisa mais gratificante na vida do que saber que uma criança foi dormir sem fome por causa de você”, declarou Heerdt.
Todos podem contribuir
Pequenas doações podem ser levadas diretamente ao Banco de Alimentos, na rua Farroupilha, Nº 150, Campinas, São José. Já as maiores contam com um sistema de logística próprio para coleta e é necessário fazer contato com a equipe do projeto. Quem preferir contribuir financeiramente (CNPJ/PIX: 44.478.094/0001-84).