Novo relatório sobre a balneabilidade em Santa Catarina mostra que o índice segue baixo, com grande parte das águas costeiras impróprias para banho. Conforme o resultado, divulgado nesta sexta (20) pelo IMA, são 51,9% dos pontos analisados sem condições de banho.
O percentual significa 123 locais em que o mergulho está liberado em condições saudáveis. No relatório da semana anterior eram 121. Apenas dois pontos em SC apresentaram melhora na qualidade da água, ambos na Lagoa da Conceição em Florianópolis.
Na capital o percentual de águas limpas é ainda menor: dos 87 pontos analisados, 43 estão adequados para os banhistas (49,43%). Praias como Canasvieiras e Ponta das Canas, no norte da ilha, estão completamente impróprias para banho.
O monitoramento é feito em 27 municípios litorâneos e em mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina, divulgado no site do órgão ambiental, no aplicativo Praia Segura e indicado por meio de placas em cada praia. Porém há vandalismo contra a sinalização de local próprio ou impróprio.