Uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) foi encontrada encalhada e sem vida na tarde deste domingo (8/8) na praia da Cachoeira do Bom Jesus, no norte de Florianópolis. Uma equipe da associação R3 Animal esteve no local e constatou que o animal já estava em avançado estágio de decomposição; era um macho jovem, com cerca de 7,5 metros de comprimento. O exame necroscópico e o enterro da carcaça serão realizados na manhã desta segunda.
Segundo a associação, essa é a décima baleia-jubarte avistada morta na ilha de Santa Catarina somente nesse ano. Dessas, apenas cinco encalharam em locais onde foi possível realizar a necropsia.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que inclui o litoral catarinense até Laguna, já registrou 28 baleias-jubarte sem vida em Santa Catarina entre janeiro e agosto, contando com essa encontrada em Florianópolis neste domingo. Mas, segundo levantamento do Projeto de Baleia Jubarte, já chega a 35 baleias encontradas mortas no estado até agora em 2021.
A R3 Animal lembra que no inverno as baleias-jubarte estão no ciclo migratório no litoral brasileiro e a principal área de concentração fica em Abrolhos, entre a Bahia e o Espírito Santo. Assim, os animais, que em 2021 estão aparecendo em maior número, percorrem também a costa catarinense, mas muitas vezes acabam presos em redes de pesca ou são mortos pelo choque com embarcações.
A recomendação dos biólogos e monitores é que, ao avistar uma baleia viva nadando, é importante que as embarcações sigam a legislação e mantenham uma distância mínima de 100 metros do animal, evitando interromper o deslocamento das baleias. Caso seja avistado um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, é possível contatar as equipes especializadas pelo número 0800-642-3341, das 7h às 17h.