Um ato para demonstrar apoio ao presidente da república, Jair Bolsonaro, levou cerca de 10 mil pessoas ao largo da Catedral Metropolitana, Centro de Florianópolis, conforme anunciado pelos organizadores no carro de som.
Florianópolis foi um dos cerca de 150 municípios brasileiros que registraram a manifestação neste domingo (26/5) na casa de milhares de pessoas.
O “ato cívico” – como denominam os participantes desses eventos pelo país – na capital catarinense ocorreu entre as 16h e 18h, de forma ordeira, sem registros de incidentes e tradicionalmente caracterizado pelas cores verde e amarela.
Além de demonstrar o apoio ao presidente, os manifestantes exibiam em cartazes e camisas outras pautas e reivindicações, como “Reformas Já”, apoio à abertura da “Lava Toga” (CPI do poder judiciário) e apoio ao pacote anticrime do ministro da Justiça, Sérgio Moro.
Dentre as cíticas, prevaleceram o presidente da câmara federal, Rodrigo Maia, e políticos dos partidos do Centrão como alvos.
As manifestações como a de Florianópolis foram convocadas em momento que a impopularidade de Bolsonaro cresce e apresenta dificuldade para articular pautas no congresso. Em certa medida também foram uma resposta às manifestações contra os cortes na educação promovidas pelo governo federal.
Na avaliação do próprio presidente o resultado dos atos desse domingo foram positivos, mostrando que a população brasileira mantém o desejo de mudança. “Os brasileiros foram pacificamente às ruas para nos cobrar. Sinal que a sociedade não perdeu as esperanças de que nós políticos escutemos sua voz. Não podemos ignorar isso. É hora de retribuirmos esse sentimento”, escreveu Jair Bolsonaro em sua conta no Twitter.