Desde as 22 horas de sábado (10/9) a emergência pediátrica do Hospital Universitário (HU) em Florianópolis está fechada. Segundo a Ebserh, os atendimentos serão retomados somente às 7 horas de quinta-feira (15/9). As portas foram fechadas por falta de profissionais de medicina.
A direção do HU apresentou os motivos da suspensão do serviço na tarde de sexta-feira (9) ao reitor da UFSC e às secretarias estadual e municipal de saúde, além do CRM. Segundo a direção, há uma falta de pediatras para manter o atendimento correto às crianças.
A direção do HU da UFSC afirma que as demissões recentes de 13 médicos pediatras – a partir de abril de 2022, e apesar de esforço para contratações – não houve sucesso nas convocações do concurso e assim o atendimento segue comprometido ao menos em setembro e em dúvida para o futuro.
“Assim, a direção do HU não teve alternativa senão interromper os atendimentos na Emergência Pediátrica a partir das 22 horas do dia 10/09/2022 até às 7 horas do dia 15/09/2022, devido à necessidade de manutenção de no mínimo 2 médicos pediatras na escala por turno para garantia dos atendimentos da Emergência Pediátrica e dos 15 leitos da Unidade de Internação Pediátrica, além das orientações aos alunos e residentes”, afirmou o hospital em nota.
Os bombeiros e Samu também foram avisados de que o serviço está fechado e quando houver uma criança na ambulância ou em necessidade de transferência de uma UPA em Florianópolis é preciso entrar em contato interno com o Hospital para saber se o médico pediatra de plantão poderá receber mais um paciente.