Até o final de maio todos os deficientes e profissionais das Apaes de Santa Catarina devem ser vacinados contra Covid-19. A afirmação foi feita pela secretária de saúde, Carmem Zanotto, durante reunião com o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso, que preside a comissão de defesa dos direitos da pessoa com deficiência, e a presidente da Federação Catarinense das Apaes (Feapaes), Alice Kuerten, nesta terça-feira (4/5).
“Ficou prometido que até o final de maio a gente tenha toda a nossa clientela vacinada, que dentro da Federação das Apaes gira em torno de 26 mil pessoas, 20 mil educandos e cerca 6 mil profissionais”, explicou a presidente da Feapaes. Existem no estado 197 Apaes em funcionamento, que atendem alunos com deficiência intelectual e múltipla.
A secretária acredita no aceleramento do processo de imunização com o aumento de vacinas direcionadas para Santa Catarina. Ela informou que nesta semana o estado deve contabilizar cerca de 500 mil doses recebidas. O deputado Dr. Vicente também tratou com a secretária sobre a urgência de se normalizar os estoques de medicamentos anestésicos para tratamento de pacientes com Covid-19 e a realização de cirurgias.