As empresas de transporte coletivo que atuam em São José estão retornando às atividades nessa segunda-feira (8) com horários reduzidos. O serviço estava suspenso desde março, seguindo o decreto do governo do estado.
A linha do Diretão será disponibilizada pelas empresas Biguaçu, Estrela e Jotur neste sistema até 16 de junho. O pagamento será preferencialmente via cartão, mas será aceito também dinheiro, sem alteração na tarifa. A circulação dos coletivos de segunda a sexta-feira será feita com horário de sábado. Aos sábados funcionará com horário de domingo, sendo que aos domingos não haverá ônibus.
As empresas poderão transportar 50% da capacidade dos ônibus e, para proteção da saúde, não será permitido o acesso de idosos. O uso de álcool gel e máscaras será obrigatório. Os motoristas e cobradores serão testados para Covid-19 e as secretarias de Segurança, Defesa Social e Trânsito e de Saúde acompanharão o funcionamento do serviço.
Tabelas de horários
Tabela horários da Estrela
Tabela horários da Jotur
Tabela horários da Biguaçu
Decisão pelo retorno
A decisão do retorno da operação dos ônbius foi tomada pela prefeita, Adeliana Dal Pont, na noite da quarta-feira (3), em uma reunião com os prefeitos de Biguaçu, Ramon Wollinger, de Palhoça, Camilo Martins, e com os empresários do setor.
A prefeita Adeliana Dal Pont explica que São José está monitorando e atuando para manter baixo o índice do novo coronavírus na cidade, que tem 46 casos ativos segundo o último boletim municipal. “Os números de São José permitem que a gente possa fazer concessões de aberturas dos serviços e faremos de forma segura. Essa é uma decisão que será reavaliada a cada semana. É um momento novo, em que estamos testando para que a vida volte ao novo normal. Por isso, vamos começar com menos rotas e menos horários para que todos aprendam como se comportar neste novo cenário”, ressalta Adeliana.