A Arteris Litoral Sul liberou o tráfego na passagem superior da rua Natalino Campos Schaimann, em Palhoça. Essa estrutura conecta os bairros Guarda do Cubatão e Pachecos e faz parte do Contorno Viário de Florianópolis. A concessionária bloqueou o acesso de veículos no início por causa de problemas de tensão nos cabos.
Depois de reforçar os cabos, a empresa finalizou as obras, o que permitiu um trânsito mais seguro. O diretor-superintendente, Cesar Sass, ressaltou que a passagem agora proporciona segurança e agilidade para os moradores da região.
A partir do dia 26, as ruas provisórias, utilizadas durante o bloqueio, serão fechadas. Por isso, o trânsito entre os bairros vai ocorrer apenas pela nova passagem.
Contorno de Florianópolis
O Contorno Viário da Grande Florianópolis inclui 50 quilômetros de pista dupla e seis acessos por trevos. Ele desvia o tráfego de longa distância da região metropolitana de Florianópolis. A rodovia atravessa os municípios de Biguaçu, São José e Palhoça, além de contar com quatro túneis duplos, 21 passagens em desnível e sete pontes duplas.
Nos primeiros 28 dias de operação, a Arteris Litoral Sul contabilizou uma redução do número de acidentes em 30,1% e o número de feridos em 9,4%. A concessionária comparou os períodos de 13 de julho a 9 de agosto, antes da inauguração, e de 10 de agosto a 6 de setembro, após a inauguração do Contorno. Além disso, o Contorno recebe cerca de 53% de veículos pesados diariamente, aliviando o tráfego no trecho da BR-101 que passa pela Grande Florianópolis.