A Prefeitura de Florianópolis instalou na segunda-feira (3/4) placas de “proibido andar de skate” no Largo da Alfândega, no Centro da cidade. A medida tem gerado polêmica entre os skatistas locais, que prometem protestar contra a proibição.
Alguns skatistas alegam que a proibição não tem embasamento jurídico e que a prática do skate é uma forma saudável de ocupar o espaço público. Além disso, eles afirmam que não há uma pista de skate nas proximidades, o que torna ainda mais difícil a prática do esporte na região central.
Em resposta às críticas, o prefeito, Topázio Neto, foi às redes sociais falar sobre o assunto. Ele afirmou que está aberto ao diálogo e que o problema não é o skate em si, mas sim o fato de que os mobiliários urbanos, como os bancos, estão sendo utilizados para manobras, o que acaba danificando-os. “Assim todos terão que pagar, o que não é justo”, disse o prefeito.
No vídeo, Topázio convidou a comunidade do skate para uma conversa, a fim de encontrar uma solução para o impasse no Largo da Alfândega. Ele destacou que o objetivo é garantir o uso adequado do espaço público, tanto para os skatistas, quanto para os demais cidadãos.